A Presente tese de doutorado é resultado de um estudo sobre a avaliação de processos de conscientização e empoderamento pela análise da implicação dos aspectos emocionais integrantes destes processos. A pesquisa foi realizada com base na metodologia de pesquisa etnodramática, utilizando de técnicas de teatro participativo como Sociodrama e Teatro do Oprimido. As experiências se desenvolveram por dramatizações em espaços da Comunidade da favela do Real Parque na cidade de São Paulo. As análises tiveram como base os fundamentos da Psicologia Social Comunitária, do Cotidiano e do Interacionismo Simbólico. Os resultados são apresentados na perspectiva da conscientização, do empoderamento comunitário, com objetivo de contribuir no desenvolvimento de instrumentos de avaliação da transformação de sujeitos participantes de projetos de intervenção comunitária.
Teatro participativo em projetos comunitários: uma abordagem de avaliação da conscientização e das emoções
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Padilha, Bruno da Graça Leite
Sexo
Homem
Orientador
Sandoval, Salvador
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Serviço Social
Instituição
PUC-SP
Idioma
Português
Palavras chave
Avaliação psicossocial
Autonomia comunitária
Emoções
Conscientização
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Real Parque
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2008-2012
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16966