Saberes docentes: Uma análise do ensino-aprendizagem da Sociologia nas escolas de ensino médio em Natal/RN

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Jacqueline Tavares da
Sexo
Mulher
Orientador
Fortes, Lore
Ano de Publicação
2018
Programa
Sociologia
Instituição
UFRN
Idioma
Português
Palavras chave
Professor
Sociologia no Ensino Médio
Grade curricular
Discurso do sujeito coletivo
Resumo

A sociologia chega ao Brasil em meados de 1924 e 1925, tendo a sua primeira cátedra (cadeira professoral), nas escolas normais como disciplina auxiliar da pedagogia. É institucionalizada em 1930 no meio acadêmico brasileiro com a criação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo em 1933. A partir daí, a disciplina de sociologia vem enfrentando várias dificuldades para fazer parte da grade curricular do ensino médio. Com as mudanças e reformas pelas quais passou o cenário político brasileiro ao longo da história, a disciplina de sociologia no espaço educacional ora é obrigatória, ora é optativa, o que acaba influenciando o ensino nas escolas de ensino básico em nosso país.

Diante desse contexto, buscamos fazer uma análise do ensino-aprendizagem da sociologia nas escolas de ensino médio em Natal/RN. Tivemos como sujeitos participantes dessa pesquisa os professores que lecionam a disciplina de sociologia em escolas públicas e particulares do ensino médio na cidade de Natal. Para esse estudo, aplicamos um questionário de forma quali-quantitativa com perguntas estruturadas e questões abertas. Para a análise das entrevistas, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposto por Lefevre & Lefevre (2010), por meio do programa QualiQuantSoft.

Os resultados obtidos demonstram as realidades enfrentadas pelos professores de sociologia, tanto nas escolas públicas quanto nas escolas particulares do ensino médio. Logo, nos deparamos com situações que vêm ocorrendo ao longo da história das ciências sociais e que permanecem as mesmas, como, por exemplo, professores de outras disciplinas ministrando aulas de sociologia de forma superficial, a luta pela valorização e permanência da disciplina na grade curricular do ensino médio e o retrocesso que a sociologia mais uma vez vem passando no cenário político educacional, passando a ser disciplina optativa conforme medida provisória 746/2016.

Portanto, a luta da sociologia para manter-se na grade curricular das escolas do ensino médio permanece através de seus professores licenciados que buscam reconhecimento por meio do ensino-aprendizagem da disciplina.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Natal
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Norte
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/SUCUPIRA/PUBLIC/CONSULTAS/COLETA/TRABALHOCONCLUSAO/VIEWTRABALHOCONCLUSAO.JSF?POPUP=TRUE&ID_TRABALHO=6629635