Recuperação contínua e paralela na rede estadual paulista de ensino: contradições e revelações

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Marcio, Monica Laissa
Sexo
Mulher
Orientador
Barreto, Marcio
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
Campinas
Programa
Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Recuperação escolar
indicadores
progressão continuada
Resumo

A recuperação contínua e paralela (RCP), que está inserida na política pública principal da progressão continuada (PC), é uma proposta que consiste na revisão dos conteúdos não apropriados pelo aluno através de métodos alternativos e diferenciados de ensino. Tal política foi implantada carregando as mensagens presentes na legislação de compreender o ritmo individual de aprendizado, melhorar a alfabetização e eliminar a desmotivação dos alunos retidos. Porém, tornou-se comum, principalmente entre as pessoas implicadas na PC, denominá-la "progressão automática". Em vista disso, e mediante as críticas que apontam para a possível ineficiência desses programas, questionou-se: por que a PC e a RCP continuam sendo aplicadas na rede estadual paulista de ensino? Parece existir, para além do que se apresenta num primeiro plano, uma razão de fundo que mantém a política pública em vigor. A hipótese inicial seria de que a melhoria nos indicadores da educação está acima das preocupações com as relações entre ensino e aprendizagem, uma vez que tais indicadores podem ser convertidos em captação de recursos, sejam financeiros ou políticos.

A presente pesquisa buscou investigar como esses programas estão ocorrendo no cotidiano e relacioná-los com os discursos dos envolvidos, bem como o da legislação. Para tanto, realizou-se investigação de natureza qualitativa: levantamento e análise de pesquisas acadêmicas acerca dos temas; observação participante em escolas; entrevistas com professores, pais e alunos; desenvolvimento da análise de discurso das falas dos envolvidos e de alguns materiais divulgados pela mídia escrita; e correlação com a filmografia escolhida para a pesquisa.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/SUCUPIRA/PUBLIC/CONSULTAS/COLETA/TRABALHOCONCLUSAO/VIEWTRABALHOCONCLUSAO.JSF?POPUP=TRUE&ID_TRABALHO=9007004