O presente estudo tem como objeto de investigação as estratégias de ação para as práticas colaborativas na arte contemporânea. Utilizamos como fio condutor para tal discussão as obras Parangolé e Éden de Hélio Oiticica, além de sua experiência no Morro da Mangueira, favela carioca, ainda na década 1960. Reflexões a partir da série Pessoas pagas para do artista espanhol Santiago Sierra e, o projeto Mejor Vida Corp. de Minerva Cuevas. Estabelecemos como ponto de reflexão as teorias que tratam da diluição do estatuto do autor, os textos do próprio Oiticica e as teorias que lidam com o campo da estética relacional. Analisamos de que maneira e em que momento a participação do espectador na obra se torna importante e quais estratégias são empregadas, a partir da colaboração, para que ela aconteça.
(Pro)posições e (im)posições: estratégias de colaboração em arte contemporânea
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Sarnaglia, Melina Almada
Sexo
Mulher
Orientador
Bezerra, Angela Maria Grando
Código de Publicação (DOI)
30001013024P1
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
Brasil
Programa
Artes
Instituição
UFES
Página Inicial
1
Página Final
92
Idioma
Português
Palavras chave
Colaboração
Espectador
Hélio Oiticica
Santiago Serra
Minerva Cuevas
Resumo
Autor do Resumo
Autor
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Morro da Mangueira
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Década de 1960
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufes.br/handle/10/2083