O presente trabalho representa um esforço de sistematização do grande número de reflexões que surgem das experiências de educomunicação desenvolvidas por três escolas da cidade de São Paulo com realidades socioculturais significativamente diferentes: uma escola pública da periferia de São Paulo, um colégio católico particular e uma escola indígena Guarani. Estas comunidades interagiram por meio de diversas mídias na criação de diálogos e debates, e realizaram encontros com enfoque na discussão da Ecologia e Cultura da Paz. A pesquisa, portanto, pretendeu descrever os processos de integração sociocultural que estas três comunidades educacionais viveram. A noção de pobreza espiritual/existencial foi parte importante das reflexões da pesquisa uma vez que reúne uma ampla gama de idéias e representações presentes nas comunidades participantes relativas à crise cultural e de valores que afeta seu convívio. No mês de maio de 2009 foram realizadas entrevistas com crianças, jovens e adultos de cada uma das três escolas antes de realizar os encontros. No mês de dezembro de 2009 as mesmas pessoas foram entrevistadas visando verificar possíveis mudanças ao comparar suas expectativas, atitudes, imaginários e a respeito do que afirmaram sobre os fundamentos do processo de integração que as experiências interculturais permitiriam a crianças, adolescentes, pais e educadores das três escolas participantes
Projeto "machuca: somos todos um" rede intercultural de educomunicação em ecologia e cultura da paz
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
BAEZ, Paolo Alejandro Miranda
Sexo
Homem
Orientador
ZANGARI, Wellington
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.47.2010.tde-04062012-114407
Ano de Publicação
2010
Programa
Psicologia Social
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Ecologia
Edocomunicação
Interação social
Paz
Psicologia Social
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2009
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-04062012-114407/pt-br.php