Acompanhando a crescente tendência entre os estudos acadêmicos de promover um debate sobre disciplina de arte contemporânea, como por exemplo, Hal Foster (2003), Terry Smith (2006), David Kuspid (2005), este trabalho visa resgatar as experiências da Casa Encendida, espaço sociocultural da cidade de Madrid e os centros culturais Banco do Brasil, Itaú Cultural e SESC, instituições que convergem nas práticas artísticas contemporâneas, contribuindo com a composição de um quadro analítico sobre os espaços da arte na contemporaneidade. Este estudo teórico focaliza, no âmbito das redes que operam a arte atualmente, as ações levadas a cabo por estes centros culturais. Para tanto, realizou-se, em especial, a leitura de teóricos importantes no debate sobre o que é arte contemporânea e seus desdobramentos. Com isso, buscamos eleger tendências e práticas mais frequentes para construir um quadro demonstrativo que facilite a análise e reflexão sobre a organização das instituições de arte na contemporaneidade, no contexto de espaços dedicados à comunicação, criação e interpretação da complexa mostra de manifestações culturais atuais.
Práticas contemporâneas na casa encendida e centros culturais de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rotta, Juliana
Sexo
Mulher
Orientador
Almeida, Jane Mary Pereira de
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
La Casa Encendida
CCBB
Itaú Cultural
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012
Localização Eletrônica
https://dspace.mackenzie.br/items/1791dfc0-25be-434a-b4c6-25a6c4592c10