Os primordios da educação em Itatiba, SP, 1830 a 1930 : imagens locais e fontes educacionais

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Vendramin, Melissa Toffani Magalhaes
Sexo
Mulher
Orientador
Nascimento, Maria Evelyna Pompeu do
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
Campinas
Programa
Educação
Instituição
Unicamp
Página Inicial
1
Página Final
165
Idioma
Português
Palavras chave
politica educacional
história da educação
Itatiba
primeira república
Resumo
A dissertação refere-se à temática de políticas educacionais. Nosso objeto de estudo é uma genealogia das primeiras políticas de atendimento educacional
desenvolvidas no município de Itatiba, interior do Estado de São Paulo. Em sentido literal estrito, o termo genealogia nos remete ao estudo da gênese das coisas, isto é, de
um modo de conhecimento que investiga origem, os primórdios. No nosso caso os objetivos são detectar as primeiras ações para a implementação do aparato escolar nesse município,
dentre o período de 1830 a 1930, abarcando duas fases distintas da organização política do Brasil, o Segundo Reinado e a Primeira República e definir os atores que participaram
desse processo. Para tanto, nossa metodologia pauta-se em estudo de caso de formação de agenda política: Aguilar Villanueva (1996), estabelecendo um diálogo com o campo da
história política e social do Brasil: Basbaum (1976) e (1975); Faoro (2001); Carvalho (2005) e (2007) e da história da educação: Marcílio (2001 e 2005); Ribeiro (2003); Romanelli
(2007); Reis Filho (1995) e Rocha (2004). As fontes primárias desta dissertação são documentos, na sua maioria, inéditos: manuscritos, impressos e iconográficos, os quais
tratam da educação em Itatiba. Foi ainda elaborado um inventário com todos os documentos, o qual se encontra anexo a esta dissertação disponibilizado em CD-ROM. Por meio dessas
fontes elaborou-se um histórico do ensino primário público e privado no município. Destacamos entre os documentos manuscritos coletados as correspondências recebidas pela
Inspetoria Geral da Instrução da Província de São Paulo (Império) e, posteriormente, a Secretaria Geral da Instrução Pública (República) para analisar a estruturação de uma
ação política frente ao ensino local. Constatamos que, no que tange a popularização do ensino primário gratuito, ainda no período imperial, foi efetivado o acesso à escola
pública das camadas mais baixas da população, sendo superior a presença do sexo feminino. No período republicano ocorre uma expansão do ensino primário público, surgindo as
primeiras classes mistas, uma retração do oferecimento pela esfera privada dessa modalidade de ensino e funda-se a primeira escola organizada por uma liga de filantropos no
município.
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Itatiba
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1830-1930
Localização Eletrônica
https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471283