Noções de moderno no Foto-Cine Clube Bandeirante: fotografia em São Paulo: (1948-1951)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Lenzini, Vanessa Sobrino
Sexo
Mulher
Orientador
Schiavinatto, Iara Lís
Código de Publicação (DOI)
10.47749/T/UNICAMP.2008.416542
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Campinas
Programa
História
Instituição
UNICAMP
Página Final
107
Idioma
Português
Palavras chave
Fotografia artística
História
Linguagem fotográfica
Fotografia
Exposições
Resumo

O presente estudo apresenta uma coletânea de artigos sobre fotografia, publicados entre 1948-1951 no Boletim do Foto-Cine Clube Bandeirante (FCCB), fundado em 1939, em São Paulo. Esses artigos trazem um debate sobre a fotografia enquanto representação artística, inspirada nos parâmetros do pictorialismo, que divulgavam um modo de atualização da fotografia enquanto arte. Acompanhando a coletânea, este estudo pretendeu matizar as ideias dos artigos, levantando as noções que embasaram a produção fotográfica do FCCB a se projetar como 'moderna' no circuito artístico e cultural da cidade de São Paulo. Procurou-se identificar as disputas e as intenções que uma produção possui ao se divulgar como parte 40 moderno. Em sua maioria, os artigos que compõe a coletânea são traduzidos de revistas oriundas de associações fotográficas internacionais, tomando-se referência para a discussão desta prática no Clube.

 

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Localidade
Foto-Cine Clube Bandeirantes
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1948-1951
Localização Eletrônica
https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/416542