“Jogos e prazeres: uma pesquisa em infocentros de São Paulo”

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gosuen, Luciano
Sexo
Homem
Orientador
Laurentiz, Silvia Regina Ferreira de
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.27.2007.tde-22072009-184007
Ano de Publicação
2007
Programa
Artes Plásticas
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Agenciamento
Desejo
Games
Imersão
Jogos eletrônicos
Resumo

As tecnologias digitais têm permitido a construção de universos visuais, sonoros e textuais abrindo, através dos jogos eletrônicos, novas possibilidades de experimentação e construção de narrativas interativas. Nesta pesquisa procuramos buscar um entendimento mais amplo sobre como as características inerentes às narrativas digitais interativas e aos jogos eletrônicos podem, através de fatores quantitativos e qualitativos, envolver seus usuários. Para tanto, consideramos a execução de pesquisa teórica e pesquisa prática aplicadas a conceitos definidos como prazeres estéticos, a saber: imersão, agenciamento e transformação. A pesquisa prática foi direcionada para um universo específico denominado Infocentros, composto por usuários de uma comunidade que, em parte, acessam seus computadores e recursos de Internet para a prática de jogos eletrônicos.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-22072009-184007/pt-br.php