A indústria de jornais e o desafio das novas mídias: uma análise sob o ponto de vista do consumidor.

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
da Silva, Bianca Delarue Carvalho
Sexo
Mulher
Orientador
Nogueira, Antônio Roberto Ramos
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Administração
Instituição
UFRJ
Página Inicial
1
Página Final
256
Idioma
Português
Palavras chave
notícias e informações
novas mídias
mídias digitais
Resumo

O surgimento de novas tecnologias permite que as pessoas consigam acessar notícias e informações de maneira cada vez mais rápida, ameaçando indústrias já consolidadas, como a indústria de jornais impressos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi contribuir para o estudo das mídias, buscando entender quais são os fatores que levam as pessoas a buscarem notícias e informações em mídias digitais ou em mídias tradicionais. Para isso, foram levantados estudos na literatura sobre o tema, buscando fatores que influenciam na utilização de mídias como o jornal impresso, a televisão, os sites de jornais, as redes sociais e outros sites. A partir desta revisão, foram testadas 76 hipóteses, representadas no modelo proposto por este trabalho, a partir de uma pesquisa quantitativa realizada em quatro capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre) e que contou com mais de 1000 respondentes consumidores de notícias e informações. Os dados coletados foram tratados e foi utilizada basicamente a Modelagem de Equações Estruturais para a verificação das hipóteses previamente levantadas. O modelo estrutural levantado explicou 84% da Atitude com relação às mídias, 35% de seu Uso, 92% da Satisfaçào com as mídias, 71% do Uso Futuro e 80% da Atenção. O modelo apresentou índices de ajustamento excelentes, que podem reforçar sua relevância. Por fim, foram apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais deste estudo, bem como as sugestões para estudos futuros envolvendo este mesmo tema.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Cidade/Município
Recife
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Cidade/Município
Porto Alegre
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://www.coppead.ufrj.br/publicacao/a-industria-de-jornais-e-o-desafio-das-novas-midias-uma-analise-sob-o-ponto-de-vista-do-consumidor/