A pesquisa que desembarca neste formato de ensaio-dissertação partiu do objetivo de investigar os Modos e Modelos de Subjetivação atravessados, envolvidos, forjados e reforçados em meio aos deslocamentos diários de cidadãos no Metrô de São Paulo neste que já é considerado o mais superlotado do mundo, com mais de dez passageiros por metro quadrado em horários de pico. Entendemos que no atual estágio de refinamento da chamada sociedade de controle, em tempos definidos por alguns de capitalismo tardio ou mundialização da economia, as estratégias para acomodação, condicionamento, empilhamento dos cidadãos-usuários do Metrô exigem mais do que pode alcançar o regime de signos ou as estratégias semióticas até então utilizadas com ênfase e certa elegância estética. Justificamos que são aplicadas estratégias do chamado biopoder de relevância ímpar para a operação do Metrô e, em nossa hipótese, de relevância para a própria configuração urbana. Consideramos, desta forma, o Metrô como um dispositivo-Estado. O Metrô é dobra de São Paulo megalópole em metástase. Nosso método investigativo pautou-se no levantamento ou cartografia de referenciais teóricos que pudessem ilustrar e acompanhar a hipótese levantada, bem como de incursões etnográficas em que foi possível colher amostras das chamadas frestas de vida sobre trilhos eléctricos: clichês, tédio, linhas de fuga, diálogos. Enfim: amostras biopolíticas, em seu amplo sentido. Apresentamos também, entre os resultados obtidos, singelas propostas de intervenção no cotidiano dos usuários do Metrô, com a sugestão da ocupação do seu Território Sonoro, por meio de um projeto-piloto de confecção de conteúdos de áudio para serem acessados durante as viagens de Metrô.
Frestas da vida sobre trilhos eléctricos: modos e modelos de subjetivação no metrô de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Frei, Altieres Edemar
Sexo
Homem
Orientador
Casas, Alexandre Luzzi Las
Ano de Publicação
2013
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Metrô de São Paulo
Subjetividade
Cartografia
Biopolítica
Sociedades de controle
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010-2013
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15326