Essa dissertação tem como objetivo principal identificar os mecanismos envolvidos na inserção da fotografia documental em museus de arte, durante a década de 1970, na cidade de São Paulo. São apresentados três estudos de caso sobre exposições fotográficas, de caráter temático, realizadas nesse período: A família Brasileira, realizada no Museu de Arte de São Paulo, em 1971; Xingu/Terra, parte integrante da 13ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1975; e Bom retiro e luz: um roteiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976. A análise dos formatos das mostras e dos processos envolvidos em sua realização revelam dissonâncias e consonâncias entre os objetivos e interesses de seus proponentes e/ou realizadores. As exposições também são investigadas do ponto de vista das relações políticas da época, pois há a intenção de identificar as funções sociais adquiridas pela fotografia em seu processo de institucionalização.
A fotografia documental no museu de arte: dissonâncias e consonâncias
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Juliana Okuda Campaneli
Sexo
Mulher
Orientador
Helouise Lima Costa
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.93.2012.tde-04042013-092536
Ano de Publicação
2012
Programa
Estética e História da Arte
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Anos 1970
Bienal de São Paulo
Ensaio fotográfico
Exposições de fotografia
Fotografia brasileira
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
década de 1970
Localização Eletrônica
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