A fotografia documental no museu de arte: dissonâncias e consonâncias

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Juliana Okuda Campaneli
Sexo
Mulher
Orientador
Helouise Lima Costa
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.93.2012.tde-04042013-092536
Ano de Publicação
2012
Programa
Estética e História da Arte
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Anos 1970
Bienal de São Paulo
Ensaio fotográfico
Exposições de fotografia
Fotografia brasileira
Resumo

Essa dissertação tem como objetivo principal identificar os mecanismos envolvidos na inserção da fotografia documental em museus de arte, durante a década de 1970, na cidade de São Paulo. São apresentados três estudos de caso sobre exposições fotográficas, de caráter temático, realizadas nesse período: A família Brasileira, realizada no Museu de Arte de São Paulo, em 1971; Xingu/Terra, parte integrante da 13ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1975; e Bom retiro e luz: um roteiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976. A análise dos formatos das mostras e dos processos envolvidos em sua realização revelam dissonâncias e consonâncias entre os objetivos e interesses de seus proponentes e/ou realizadores. As exposições também são investigadas do ponto de vista das relações políticas da época, pois há a intenção de identificar as funções sociais adquiridas pela fotografia em seu processo de institucionalização.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
década de 1970
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-04042013-092536/pt-br.php