Estresse, Burnout e estratégias de enfrentamento: um estudo com professores de uma instituição educacional privada de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Biazzi, Sideli
Sexo
Mulher
Orientador
Ramos, Denise Gimenez
Ano de Publicação
2013
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC-SP
Idioma
Português
Palavras chave
Estresse
Burnout
Estratégias de enfrentamento
Professores
Saúde ocupacional
Resumo

O trabalho é um recurso de integração social que favorece o desenvolvimento pessoal e traz benefícios importantes, mas diante de fortes tensões pode gerar transtornos como o estresse e a síndrome do burnout. O estresse ainda é percebido como um fator de difícil controle e que afeta negativamente a vida dos trabalhadores, em especial dos que estão sob condições psicossociais adversas. O equilíbrio entre as atividades diárias de trabalho e o estresse é essencial para a saúde mental, merecendo cuidados especiais quando o trabalhador exerce influência na educação de pessoas, como ocorre com o professor. O objetivo desta pesquisa foi investigar a presença de sintomas de estresse e de burnout na população de professores da rede particular de ensino infantil ao médio, na Grande São Paulo, buscando possível relação com o uso de estratégias de coping. A pesquisa estudou uma população de 427 professores, por meio de ISS-LIPP, MBI e COPE-BREVE, para avaliar o impacto do estresse, burnout e estratégias de coping na saúde do professor. Os dados revelam que 50,53% dos sujeitos apresentaram estresse, a maioria na fase de resistência (40,7%) e com prevalência de estresse psicológico (32,5%). Além disso, indicam que 15,1% da amostra estava em burnout, evidenciando associação entre estresse e burnout. As mulheres, parcela predominante da população estudada (81,7%), apresentaram maior estresse na fase da resistência que os homens (p<0,0001). Verificou-se também que as habilidades de coping desempenham um importante papel na modulação entre estresse e burnout, pois quanto mais adaptativas e ativas são as escolhas das estratégias de enfrentamento dos professores, menores são os níveis de estresse e burnout. Os resultados observados validam as proposições teóricas iniciais do estudo e indicam oportunidade de aprofundamento do tema, a fim de ampliar o repertório de soluções em prol da melhoria de qualidade de vida do professor.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010-2013
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15254