O OBJETIVO DESTA TESE DE DOUTORAMENTO É DISCUTIR A ESCRITA DOS FOLCLORISTAS, ENTRE AS DÉCADAS DE 1920 E 1980, SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS NEGRAS, EM DESTAQUE OS CONGADOS, OS CANDOMBES E OS JONGOS, REALIZADOS NO SUDESTE BRASILEIRO E EM BUENOS AIRES. A PROPOSTA ENVOLVE A INSERÇÃO DESSES INTELECTUAIS NUMA DISCUSSÃO MAIS AMPLA SOBRE O PAPEL DO FOL-CLORE E DA CHAMADA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DE SUAS RESPECTIVAS IDENTIDADES SOCIAIS E NACIONAIS. A PERSPECTIVA TRANSNACIONAL, ATRAVÉS DOS RELATOS DOS FOLCLORISTAS SOBRE OS CAN-DOMBES DE BUENOS AIRES, POSSIBILITA EVIDENCIAR SEMELHANÇAS NA AÇÃO DOS INTELECTUAIS SUL-AMERICANOS AO SE PREOCUPAREM COM AS CULTURAS NEGRAS NA DIÁSPORA. BUSCAR-SE-Á COMPRE-ENDER FUNDAMENTALMENTE QUAIS RELAÇÕES ESSES INTELECTUAIS DO PÓS-ABOLIÇÃO TECERAM COM OS PASSADOS AFRICANO E ESCRAVISTA E QUAIS VALORES ATRIBUÍRAM ÀS EXPRESSÕES CULTURAIS NEGRAS E AS SEUS AGENTES SOCIAIS.
A escrita dos folcloristas no Atlântico negro congados, candom-bes e Jongos em São Paulo e Buenos Aires
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Fernanda Pires Rubiao
Sexo
Mulher
Orientador
Martha Campos Abreu
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
História
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Folcloristas
Culturas negras
Memórias da África e do cativeiro
Perspectiva transnacional nas Américas
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Argentina
Especificação da Referência Espacial
Buenos Aires
Referência Temporal
1920-1980