Entre o Mosteiro de São Bento e a cidade: o canto gregoriano e o acústico contemporâneo da Cidade de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Oliveira, Vinicius Morais de
Sexo
Homem
Orientador
Sant'anna, Denise B. de
Ano de Publicação
2014
Programa
História
Instituição
PUC-SP
Página Inicial
1
Página Final
132
Idioma
Português
Palavras chave
Canto gregoriano
Paisagem sonora
Mosteiro de São Bento
Cidade de São Paulo
Resumo

O tema central da presente dissertação é historicizar no tempo presente a paisagem sonora interna do Mosteiro de São Bento, as permanências medievais contidas em sua arquitetura e em sua produção musical, ao lado de toda a sonoridade dicotômica, acelerada e ruidosa dos sons urbanos de seu arrabalde. Ambos os espaços têm seus territórios sonoros identitários. Diante da preeminência de que o estudo da produção sonora das sociedades vem criando novas possibilidades para a historiografia atual, o problema da pesquisa também procurou oferecer subsídios à investigação histórica das regras de leitura da escrita musical do canto gregoriano e todo o conjunto complexo de nomenclaturas oriundas da análise musicológica. Propõe-se ainda uma reestruturação na hierarquia do mecanismo ocular em equilíbrio com a escuta consciente dos sons, promovendo novos modelos cognitivos das nossas capacidades sensíveis. Assim, as principais fontes documentais utilizadas foram as fontes sonoras, um pequeno acervo fotográfico e os relatos orais das pessoas que por ali passaram.

Autor do Resumo
Autor
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Localidade
Mosteiro de São Bento
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010-2014
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12853