A tese objetiva fornecer um panorama da Educação Ambiental em escolas estaduais próximas da Represa Billings, verificando se a recuperação do reservatório e a "Lei de Proteção aos Mananciais" tem sido abordadas no currículo destas escolas. Foram analisadas informações de professores, levantadas por meio de questionário, em 58 escolas próximas à Represa Billings, situadas em Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo. Conclui que a Educação Ambiental não vem sendo adequadamente implementada nas escolas analisadas, uma vez que muitas não desenvolvem projetos por falta de preparo técnico. Uma minoria aborda a degradação da Represa Billings em seus projetos. A ausência de capacitação e de acompanhamento permanente dos projetos são fatores que dificultam a consolidação das propostas existentes.
Diagnóstico de Projetos de Educação Ambiental em Escolas Públicas das Áreas de Proteção de Mananciais da Represa Billings
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Roveratti, Dagmar Santos
Sexo
Homem
Orientador
Branco, Samuel Murgel
Ano de Publicação
2000
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Saúde Pública
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
107
Idioma
Português
Palavras chave
meio ambiente
representação
educação
práticas coletivas
Resumo
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Diadema
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Santo André
São Bernardo do Campo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03042020-111311/pt-br.php