ANTÓNIO CASTILHO DE ALCÂNTARA MACHADO D'OLIVEIRA (1901-1935), CUJA PRODUÇÃO SURGE APÓS A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922, DISCORDA DA IDEIA DE QUE AS OBRAS MODERNISTAS PROMOVERIAM UMA REVOLUÇÃO ESTRITAMENTE ESTÉTICA E PRESENCIA O DESMEMBRAMENTO DO GRUPO MODERNISTA PAULISTANO. É PERCEPTÍVEL, NAS CARTAS, UMA POSTURA COMBATIVA E CRÍTICA, A LINHA DE CONTINUIDADE DOS ASSUNTOS E TEMAS COM OS TEXTOS LITERÁRIOS E JORNALÍSTICOS DO ESCRITOR. NA CORRESPONDÊNCIA ANALISADA, IDENTIFICA-SE A ELABORAÇÃO DE UMA REDE EPISTOLAR COM ESCRITORES RESIDENTES NO RIO DE JANEIRO, COMO ALCEU AMOROSO LIMA (1893-1983) E PRUDENTE DE MORAIS, NETO (1904-1977), A FIM DE PROPAGAR E CONSOLIDAR O MOVIMENTO MODERNISTA, SEJA ATRAVÉS DO ENVIO OU PEDIDO DE COLABORAÇÕES, SEJA PELAS CRÍTICAS DAS OBRAS EM PREPARAÇÃO OU RECÉM-PUBLICADAS. AO ESTUDAR A CORRESPONDÊNCIA PERCEBE-SE O POTENCIAL DE DESNUDAMENTO DOS PROCESSOS ESTÉTICOS PRESENTES NAS OBRAS LITERÁRIAS, PERMITINDO UM TRABALHO CRÍTICO GENÉTICO SOBRE AS MAIS DIVERSAS ETAPAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
(De)cisões do modernismo: estudo comparativo da correspondência de Antônio de Alcântara Machado
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Monica Gomes da Silva
Sexo
Mulher
Orientador
Matildes Demetrio dos Santos
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Estudos de Literatura
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Antônio de Alcantâra Machado
Carta
Modernismo
Utopia
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1922-1935
Localização Eletrônica
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3151