Nesta pesquisa problematizo as Instituições Escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, especificamente no Programa Escola da Família, tomando como base os conhecimentos sobre as Sociedades Disciplinares e Sociedades de Controle , e a produção de subjetividade na mass-mídia, força de trabalho do sistema capitalista, na compreensão de Foucault, Deleuze e Guattari. Interesso-me pelos micros emaranhados, a micropolítica, que nos envolvem no socius, e nos liga a um complexo processo de mundialização econômica e de sujeição traduzida nas políticas de alteridade capazes de instrumentalizar a vida. Entendo que, estas políticas implicam diretamente em dinâmicas diretamente ligadas ao funcionamento do desejo, através de modos de subjetivação produtores de sintomas não apenas vinculados ao registro nosológico da psicopatologia, como também à sintomatologia de uma civilização. Objetivei investigar as configurações dos contornos da realidade em seu movimento contínuo de criação coletiva, e as suas relações entre o político, o social e o cultural da contemporaneidade que norteiam a utilização da instituição escola para lançar linhas invisíveis de subjetivação por meio da aliança histórica e legal como o capitalismo em sua atual modulação: o neoliberalismo. Dessa maneira o que pretendo apresentar aqui é uma discussão em torno daquilo que se faz em termos de macropolítica educacional no Estado de São Paulo através dos olhos (meus) de um professor-psicólogo. Como é que um professor da escola pública, através de sua experiência, lê e percebe o movimento de todas as ações governamentais que incidem na escola, na sala de aula, e nos sujeitos ali presentes no plano micropolítico. Tomo o Estado como dispositivo rizomático, gestor do sistema educacional ao produzir agenciamentos dos cruzamentos de fluxos inconsciente-desejantes e sociaishistóricos, que percebe claramente que a escola é um dos veículos de disseminação de cultura de massa. Temos aqui, a promoção de hábeis processos para se criar vinculações, alianças e amálgamas utilizadas em linhas de fluxo objetivando um dispositivo para um emaranhamento de conceitos e instituições naturalizados na sociedade. Discuto, em ultima análise, os espaços públicos como dispositivos que possam levar a captura e uso do sujeito no (pelo) Capital.
Da disciplina ao controle: processos de subjetivação nas escolas públicas do estado de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Rodrigo Bonilha da
Sexo
Homem
Orientador
Rolnik, Suely Belinha
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC-SP
Idioma
Português
Palavras chave
Micropolítica
Sociedade disciplinar
Sociedades de controle
Cartografia
Controle social
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2005-2009
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15877