Conviver e Sobreviver: estratégias educativas de imigrantes italianos (1880-1920)

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira
Sexo
Mulher
Orientador
Moura, Esmeralda Blanco Bolsonaro de
Ano de Publicação
2000
Local da Publicação
São Paulo
Programa
História Econômica
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
266
Idioma
Português
Palavras chave
educação
etnicidade
sociabilidade
integração
Resumo

O estudo trata da imigração italiana em São Paulo na região de Campinas entre 1880 e 1920, e sua conexão com a educação do ponto de vista de iniciativas em relação a este aspecto por imigrantes italianos que se radicaram em centros urbanos e rurais. Tais iniciativas são entendidas como estratégias das quais esses imigrantes se utilizaram para conviver nos espaços nos quais se fixaram. Neste sentido, a educação é analisada sob dois pontos de vista: enquanto meio de fomentar o espírito pátrio de origem entre os descendentes mais jovens, e enquanto alternativa de sobrevivência. Do ponto de vista do incentivo a inculcação da nacionalidade italiana, as escolas criadas por associações tiveram papel relevante.

Disciplina
Referência Espacial
Região
Região de Campinas
Cidade/Município
Campinas
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1880-1920