Convivendo com adolescentes: esboçando um modelo de intervenção clínica em adolescentes em uma instituição escolar

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Santos, Maria Mercedes Samudio
Sexo
Mulher
Orientador
Safra, Gilberto
Ano de Publicação
2005
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Self processo maturacional
Intervenção clínica
Instituição escola
Adolescentes
Resumo

Esse trabalho pretende apresentar um modelo clínico de intervenção com adolescentes em uma instituição escolar. Teve a finalidade de promover o fluir do processo maturacional do adolescente no espaço escolar. Esse modelo é decorrente de pesquisa de campo com jovens de escola pública da cidade de São Paulo, que freqüentavam a classe de "correção de fluxo". A justificativa para empreender esta tarefa encontra-se na crença de que o espaço escolar podia acolher um trabalho interventivo clínico que levasse em conta as necessidades dos alunos, utilizando-se do espaço da escola e das atividades dos alunos com seus professores. A intervenção clínica realizada fundamentou-se, principalmente nos conceitos de espaço potencial e de holding de D. W. Winnicott. Pude compreender, por meio desse trabalho a profunda descaracterização da instituição educacional pública na atualidade, decorrente da situação complexa do mundo contemporâneo. Constatei que, ao se oferecer os cuidados necessários para o adolescente na contemporaneidade, auxilia-se na promoção da saúde do jovem para o estabelecimento de um sentido de dignidade e cidadania.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2000-2005
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15725