“Coleção Pirelli MASP de fotografia - fragmentos de uma memória”

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Soares, Carolina Coêlho
Sexo
Mulher
Orientador
Chiarelli, Domingos Tadeu
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.27.2006.tde-04082009-214209
Ano de Publicação
2006
Programa
Artes Plásticas
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Coleção
Masp
Memória da fotografia brasileira
Resumo

Os discursos dos membros do Conselho Deliberativo da Coleção Pirelli-Masp de Fotografia estão em defesa da memória da fotografia brasileira e devem ser percebidos como uma preocupação também arquivística que busca por meio da Coleção salvaguardar fotografias enquanto documentos históricos. Essa questão é abordada em paralelo com as ações didáticas e artísticas realizadas no Masp em torno da fotografia. Assim, é possível perceber que a preocupação dos membros do Conselho da Coleção em conservar a memória da fotografia brasileira é resultante de uma estratégia que antecede a própria Coleção, ligada à política cultural que Pietro Maria Bardi tentou instituir ao longo da história do Museu. No entanto, para trazer à luz a complexidade desse tema, propõe-se rever todas essas estratégias a partir da recuperação da própria história da fotografia em São Paulo, durante o século XX, nas quais o discurso fotográfico constituído pelo Masp é um elemento estruturador. A fotografia será recuperada tendo como contexto não apenas a cena artístico-cultural paulistana, como também o desenrolar da fotografia no âmbito internacional. O objetivo é analisar os discursos dos membros do Conselho Deliberativo para identificar e compreender os critérios utilizados para a seleção das obras presentes na referida Coleção e pensar sobre os mecanismos discursivos que tentam, a partir de fundamentos e conceitos estéticos legitimados pela história da arte, afirmar o lugar da fotografia em um museu. Estudar a Coleção Pirelli-Masp dentro desse universo mais amplo poderá trazer novas questões não apenas sobre os usos e funções da fotografia no Brasil como, mais particularmente, sobre a inserção da fotografia em museus de arte brasileiros.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
País estrangeiro
Brasil
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-04082009-214209/pt-br.php