Arquitetura do Comércio Varejista em Ribeirão Preto: a emergência e a expansão dos shopping centers

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
GARREFA, Fernando
Sexo
Homem
Orientador
CORREIA, Telma de Barros
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Engenharia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
terceiro setor
consumo
edificações
uso do espaço
Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise dos três shoppings centers existentes em Ribeirão Preto, sob a ótica da arquitetura e do planejamento de seus empreendimentos. O trabalho parte de uma investigação sobre a gênese dos shoppings centers, considerando seus precursores do século XIX, a evolução das tipologias arquitetônicas empregadas, as estratégias de localização e os programas adotados. Estuda o fenômeno shopping center no Brasil, fazendo uma leitura da evolução das tipologias arquitetônicas empregadas, das técnicas comerciais e do planejamento dos shopping centers, desde a década de 1960 - quando o primeiro shopping center se instala no Brasil - até o final da década de 1990. Em seguida, o trabalho investiga mais detalhadamente o Ribeirão Shopping, o Novoshopping e o Shopping Santa Úrsula. As análises abrangem a configuração dos espaços internos e externos, a implantação, a localização e fatores ligados ao planejamento desses empreendimentos. Faz também uma análise comparativa entre os três shopping centers, e entre eles e alguns exemplos nacionais e internacionais.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Ribeirão Preto
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1960-década de 1990
Localização Eletrônica
(N/I)