Esta dissertação reflete acerca das relações mantidas entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo, cujo alicerce consiste na afetividade. Discute-se a concepção desses donos acerca da espécie canina e as características reconhecidas nesses animais, que contrariam a ideia de exclusividade humana das capacidades cognitivas, de comunicação, sentimento, sensciência, consciência e moralidade. Detentores de características antropomórficas, os cães de estimação são entendidos a partir uma identidade canina individual, com personalidade própria. Suas especificidades da espécie também os permitem ser valorados frente aos humanos, pois a sinceridade de afetos e a pureza moral que lhes é atribuída ultrapassa a da nossa espécie. O estudo etnográfico mostrou que esses pets possuem extrema importância na vida de seus donos e são entendidos como membros da família, em certos casos em papéis não substituíveis por humanos. Dividida em três eixos, este trabalho revisita a produção brasileira antropológica acerca das relações entre seres humanos e animais não humanos, aborda as distintas esferas da relação estabelecida entre cães e pessoas, e estuda o mercado pet voltado para cães e seus donos e sua influência nessa relação.
Amor canino: emoção, mercado e subjetividades entre seres humanos e cães de estimação na cidade de São Paulo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Toma, Renata Harumi Cortez
Sexo
Mulher
Orientador
Nascimento, Silvana De Souza
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Antropologia das Relações Humano-Animal
Animais de estimação
Cães
Mercado Pet
Afetividade
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012-2017
Localização Eletrônica
https://repositorio.usp.br/item/002917461