No estado de São Paulo, as notificações de roubos e furtos de veículos cresceram entre 2003 e 2014. Desde então, esse tipo de crime tem diminuído. O que explicaria essa oscilação? Combinando experiências etnográficas e dados quantitativos, o artigo propõe um quadro analítico composto por três hipóteses explicativas: (i) a implementação da “Lei do Desmanche”; (ii) as transformações nas dinâmicas do Primeiro Comando da Capital e (iii) as mudanças econômicas associadas à indústria automobilística. Nossos resultados sugerem que a implementação da “Lei do Desmanche”, regulando o mercado ilegal de autopeças, teve efeitos decisivos na diminuição da subtração veicular. As demais hipóteses sugerem efeitos acessórios que também merecem atenção.
Lei do desmanche, PCC e mercados
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Feltran, Gabriel
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Rocha, Rafael
Maldonado, Janaina
Zambon, Gregório
de Gobbi, Fernanda
Sexo:
Homem
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Sexo:
Mulher
Título do periódico
CARROS GLOBAIS E A ECONOMIA (IN)FORMAL DE VEÍCULOS
Volume
35
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
17
Página Final
43
Idioma
Português
Palavras chave
Roubo e furto de veículos
Segurança pública
Mercados ilegais
Métodos mistos
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2003 - 2014
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/204351