Música em 78 rotações: 'discos a todos os preços' na São Paulo dos anos 30

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gonçalves, Camila Koshiba
Sexo
Mulher
Orientador
Saliba, Elias Thomé
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.8.2006.tde-05072007-111701
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
São Paulo
Programa
História Social
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Cidade de São Paulo
Discos 78rpm
Gravadores de disco 78rpm
História cultural
Música popular
Resumo

A presente pesquisa investiga os caminhos trilhados pelas gravadoras de discos 78rpm que atuaram na cidade de São Paulo, desde a inauguração da gravação elétrica até a consolidação do rádio. Analisa-se, especialmente. o processo de incorporação, seleção, ou recriação das empresas fonográficas diante da produção musical brasileira. A tecnologia elétrica conferiu uma densidade sonora inédita à reprodução das músicas e alterou profundamente a experiência auditiva do ouvinte, a forma de conceber a gravação de sons por parte das companhias fonográficas, e a sua relação com as empresas de radiofonia, criando um modelo de atuação que será utilizado ao longo de todo o século XX. Como objeto privilegiado de análise estão as primeiras séries de gravações produzidas na capital paulistana, cujos acordes e vozes registrados - como os tangos, gravados nos anos 20 - foram emudecidos pelo esquecimento ou pelas péssimas condições de conservação dos fonogramas; outros - como a "música caipira", ou os choros e as valsas - foram intensamente reproduzidos pelas rádios e vitrolas, e permanecem vivos até hoje em nossa memória musical.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1930
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-05072007-111701/pt-br.php