Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Carvalho, Ana Carla Novaes de
Sexo
Mulher
Orientador
Fernandes, Luis Antonio Bitante
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
Mato Grosso
Programa
Sociologia
Instituição
UFMT
Idioma
Português
Palavras chave
Representações sociais
Docentes do ensino médio
Gênero
Sexualidade
Educação
Resumo
A investigação que deu origem a este estudo teve como base o seguinte problema: quais as representações das(os) docentes que atuam no ensino médio sobre as questões de gênero e sexualidade? Sendo assim, o trabalho teve, por objetivo principal, identificar as representações sociais de docentes, do ensino médio, de diversas escolas da rede pública e particular de ensino, das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso acerca dessas temáticas. Entre os objetivos específicos, buscou-se compreender a natureza das respectivas representações, seus processos de formação e suas implicações no âmbito da atuação docente e da formação educacional. A fundamentação teórica se estruturou com base na Teoria das Representações Sociais – TRS, a partir dos estudos realizados por Moscovici (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2008), entre outras(os), além das teorizações do campo de estudos de Gênero e da Teoria Queer, a partir de Butler (2003), Louro (2016), Miskolci (2016), entre outras(os). O levantamento dos dados se deu a partir da realização de entrevistas com vinte docentes de diversas áreas. Na primeira etapa foram entrevistadas(os) individualmente dez professoras(os). Na segunda etapa foram realizados dois grupos focais, o primeiro deles contou com seis participantes e o segundo com quatro. O tratamento dos dados se pautou na análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) e na abordagem compreensiva das formas representacionais presentes no discurso das(os) participantes. Os resultados demonstram que, em sua maioria, as(os) docentes se mostram favoráveis à abordagem das questões de gênero e sexualidade na escola, no entanto, as representações identificadas evidenciam certa estranheza e dificuldade em definir claramente os conceitos abordados. Algumas(uns) entrevistadas(os) demonstraram insegurança quanto ao domínio do assunto, bem como relativa preocupação quanto aos estigmas sociais relacionados a ele. Contudo, também expressaram o entendimento frequente de que as abordagens acerca das questões de gênero e sexualidade são relevantes para uma formação educacional mais ampla. |
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Cuiabá
Várzea Grande
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso
Referência Temporal
2017-2018
Localização Eletrônica
https://ri.ufmt.br/handle/1/2651