Na virada do século XX para o XXI, a questão da entrada de imigrantes no Brasil ganhou novamente destaque. Na cidade de São Paulo destaca-se a imigração boliviana, que remonta à década de 1950 com a chegada de bolivianos participantes do Programa de Intercâmbio Cultural Brasil-Bolívia. O aumento da presença estrangeira se dá em todos os espaços sociais e, obviamente, não é diferente no ambiente escolar. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no ano de 2016 havia quase 3700 alunos estrangeiros matriculados na rede, sendo 2358 bolivianos. Tendo isso em mente e diante da constante presença de crianças bolivianas na rede municipal de São Paulo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as relações sociais que acontecem entre elas, seus colegas brasileiros e os educadores no espaço escolar. Em síntese, buscou-se compreender como se dão as relações interculturais no ambiente escolar a partir da presença de estudantes bolivianos no ciclo de alfabetização de uma escola pública paulistana, tendo como fundamentação os princípios da educação intercultural, além das questões da teoria social relacionadas à alteridade e ao processo de construção da identidade. A metodologia utilizada foi o estudo etnográfico, em que realizamos observação participante nas atividades escolares de sete turmas de 1º a 3º ano de uma escola pública municipal, localizada no bairro da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo, que possui alunos bolivianos em seu corpo discente. Destas, foram selecionadas duas turmas (1º e 2º anos) e propostas atividades de leitura, roda de conversa e elaboração de ilustrações com o intuito de observar e compreender como os alunos entendem a questão da diversidade em sala de aula. Também foram realizadas entrevistas com cinco professores do ciclo de alfabetização, uma auxiliar de classe e uma das coordenadoras pedagógicas da escola. Os principais pontos que trabalhamos neste estudo foram as questões relacionadas à discriminação e ao preconceito, com exemplos em situações cotidianas e nas falas dos sujeitos da escola. A análise dos dados foi feita à luz da teoria social no que se refere à diversidade, interculturalidade e alteridade e da educação intercultural. Concluímos que é imprescindível que a escola repense seu papel para possibilitar uma socialização adequada e o aprendizado de todos os estudantes.
Relações interculturais no espaço escolar: estudo etnográfico de alunos bolivianos na rede pública de ensino paulistana
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Janaína
Sexo
Mulher
Orientador
Pinezi, Ana Keila Mosca
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
Guarulhos
Programa
Ciências Humanas e Sociais
Instituição
UFABC
Idioma
Português
Palavras chave
Educação intercultural
diversidade
imigração boliviana
alteridade
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Zona Leste
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Mooca
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2014-2016
Localização Eletrônica
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