A dissertação tem como objeto a arte em situação de lazer, a partir do acompanhamento do programa da Ação Social do Palácio do Governo de São Paulo, criado em 1975, que se propõe a utilizar a arte como instrumental de estímulo perceptivo e socializante na periferia de São Paulo. Os primeiros passos da investigação consistiram em rigorosas pesquisas do meio, e estudos da clientela que procurava tradicionalmente o serviço de Assistência do Palácio. Apresenta uma análise crítica do Projeto Piloto Jardim Três Corações, na periferia da cidade de São Paulo, sua ação socio-educativa e, especialmente, a criação, desenvolvimento e atuação do Centro Lúdico e Artístico no período de 1975 a 1979. Essa análise se justifica pela oportunidade de realizar um levantamento dos resultados que ficaram dessa ação a qual - tendo tido projeção em todo o Estado de São Paulo - apreendeu o problema da criança e da família de baixa renda no seu aspecto global. Esse programa centrado na criança, no seu desenvolvimento integral, visava "dar a ela elementos para que se tornasse um ser criativo, auto-confiante, livre para fazer opções e para assumir seu papel social" - segundo texto oficial - baseando-se nos procedimentos artísticos para atingir essa meta. As atividades programadas pretendiam atingir quatro áreas: sociabilidade, corporal, motora e artística, através de jogos, dramatizações e artes, apoiados nos ensinamentos de Victor Lowenfeld e utilizando o tempo livre para um lazer programado.
Centro Lúdico e Artístico em Situação de Lazer em Proposta de Educação não Formal para Crianças de Periferia Enquanto Resgate de Valores Culturais e Socialização: recuperação crítica do projeto piloto do Jardim Três Corações...
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Barcellos, Myrian Arantes
Sexo
Mulher
Orientador
Zanini, Walter
Ano de Publicação
1983
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Comunicações e Artes
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
278
Idioma
Português
Palavras chave
políticas públicas
periferia
infância
inclusão
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1975-1979
Localização Eletrônica
https://conexoesperiferias.iea.usp.br/ensino-pesquisa/centro-ludico-e-artistico-em-situacao-de-lazer-em-proposta-de-educacao-nao-formal-para-crianca-de-periferia-enquanto-resgate-de-valores-culturais-e-socializacao-recuperacao-critica-do-projeto-piloto