Este texto apresenta algumas reflexões que objetivam discutir o hip-hop como uma manifestação territorial que assume particularidades regionais e que tem no rap uma das suas formas de existir. Este tipo de música, mesmo possuindo uma linguagem universal, assume características regionais distintas, utilizando-se cada vez mais dessa diversidade regional para criar sinergias capazes de projetar e de fazer ouvir suas reclamações. Assim, apropriando-se das técnicas do período atual, em um processo que vai da produção à distribuição das músicas, surgem rap's regionais criados a partir de elementos genuinamente brasileiros. O hip-hop, que abrange uma grande quantidade de jovens e tem profundas ligações com os lugares, torna-se ferramenta de solidariedade orgânica, haja vista que essa manifestação assumiu uma posição bastante relevante frente a questões urgentes relacionadas a segmentos sociais desfavorecidos e fez, também, com que membros de um movimento não-institucional passassem a participar da política formal, concorrendo a cargos públicos, participando de editais e da criação de leis.
Território usado e movimento hip-hop: cada canto um rap, cada rap um canto
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gomes, Renan Lelis
Sexo
Homem
Orientador
Cataia, Marcio Antonio
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Campinas
Programa
Análise Ambiental e Dinâmica Territorial
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Hip-hop
Rap
Regionalismo
Movimento da juventude
Cultura popular
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
n/i
Localização Eletrônica
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