O presente trabalho aborda o apoio político mútuo entre parlamentares e as quatro maiores redes televisivas católicas brasileiras: TV Aparecida, Canção Nova, Rede Vida e TV Século XXI. É apontada a atuação de atores sociais em prol desses canais televisivos e, igualmente, o apoio político-eleitoral que eles recebem destes. O suporte a tais emissoras faz parte da estratégia católica de atuar em contraposição ao avanço das denominações evangélicas, sendo uma forma disso, ainda o estímulo à Renovação Carismática Católica (RCC). Nesse contexto, ocorre a eleição de parlamentares no Congresso Nacional com ostensiva identidade católica, ligados sobremaneira à RCC.
A partir de pesquisa de campo e sistemática consulta bibliográfica, são analisadas alianças entre políticos e religiosos, processos de concessão e outorga de emissoras de TV por parte do governo federal e campanhas eleitorais. Dentre os sujeitos apontados destacam-se ações coordenadas entre padres, bispos, cardeais, empresários, parlamentares como deputados, governadores, ministros de estado além de chefes do poder executivo. Verifica-se como a atuação de tais agentes movendo-se em distintos campos de poder exerceu papel significativo para a criação e manutenção das emissoras católicas. Por outro lado, a existência de tais veículos comunicativos no mercado religioso brasileiro contribuiu para que a contínua evasão católica não fosse ainda mais substantiva.