A Influência de Obras Viárias no Valor do Solo de Imóveis Urbanos Inseridos no Entorno: o caso da Av. Faria Lima em São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
PELOZI, José Eduardo Silveira
Sexo
Homem
Orientador
ZMITROWICZ, Witold
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Engenharia de Construção Civil
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
obras públicas
intervenção
acessibilidade
valorização
mercado imobiliário
Resumo

Intervenções públicas no sistema viário urbano podem modificar as condições do mercado imobiliário, em especial no valor do solo da região em que são implantadas obras viárias, principalmente por melhoria da acessibilidade. O presente trabalho reúne, num primeiro momento, bases teóricas, metodologias e normas para estimação do valor do solo urbano, no contexto nacional e em países estrangeiros. Destacam-se os agentes que influenciam na formação deste valor, as maneiras como são avaliados, bem como suas relações com o sistema viário, cuja principal função é proporcionar acessibilidade, e ainda como esta pode influenciar no valor do solo, tendo em vista o principal objetivo do trabalho que é atender a influência de uma alteração do sistema viário sobre o valor de solo. Assim, na busca de resultados práticos, através de um estudo de caso, ampliação viária da Av. Faria Lima em São Paulo, um dos mais importantes centros de negócios da capital, é feito à comparação das condições de mercado imobiliário, principalmente do valor do solo, no entorno dos trechos que tiveram seu traçado ampliado, ao norte desta avenida no bairro de Pinheiros e ao sul nos bairros do Itaim e Vila Olímpia, antes e após a conclusão da obra viária; os dados de valor do solo na condição antes da obra foram obtidos através do trabalho de uma Comissão de Peritos Judiciais, nomeada para este fim, pelos juízes da Varas Cíveis da Fazenda Pública Municipal em 1994, para servir nas ações de desapropriação para a promoção da obra viária, e os valores do solo atuais para as mesmas localidades foram levantados em pesquisa de campo, elaborada pelo autor em 2001, segundo as fundamentações de estimação de valor do solo previamente reunidas neste trabalho. Com base neste estudo de caso e nas formulações teóricas, são discutidas duas hipóteses básicas sobre a influência da obra viária no valor de solo urbano.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Vila Olímpia; Pinheiros; Itaim
Logradouro
Avenida Brigadeiro Faria Lima
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1994; 2001
Localização Eletrônica
(N/I)