Examina as transformações na política de transporte coletivo de Santos, enfocando o processo que vai da estatização à privatização. Analisa o aspecto da continuidade política no contexto de dois mandatos a prefeito: o de David Capistrano, em 1992, e o de sua sucessora, Telma de Souza, ambos filiados ao PT. As questões que motivam a análise deste estudo de caso são basicamente duas: 1)o que teria impulsionado mudanças tão radicais nos serviços considerados essenciais pela maioria dos atores sociais que sustentaram a eleição de dois prefeitos, e 2) que questões emergiram e que lições podem ser aprendidas a partir deste estudo de caso, já que ele nos apresenta uma experiência satisfatória de governo local e introduz a questão da governabilidade de políticas públicas.
Public Policies and Governability: policy continuity and rupture in the administration of collective transport in Santos, Brasil, 1989-1995
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Mornes, Carlos Antônio
Título do periódico
International Workshop on Local Governance,
Volume
pp.29-47
Ano de Publicação
1995
Local da Publicação
Texas ^b Lyndon B. Johnson School of Public Affairs/The University of Texas at Austin/The Ford Foundation
Idioma
Inglês
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Santos
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1989-1995