Esta dissertação tem por objetivo analisar a expansão do sistema de Ensino Superior brasileiro, através das políticas que foram sendo realizadas ao longo do século XX e, principalmente, as políticas recentes ocorridas entre 2003 e 2016. A análise está articulada às relações inerentes a estrutura de classes e as desigualdades raciais que vêm se perpetuando no interior da sociedade ao longo de sua história, e a pesquisa quantitativa realizada através dos dados do perfil de estudantes ingressantes na Universidade Federal de São Paulo. Buscamos compreender se o atual modelo de expansão se apresenta como um modelo ideal para democratização e/ou diversificação do sistema de ensino, ou se segue perpetuando políticas públicas que beneficiam a lucratividade das instituições privadas e a segmentação de classe e privilégios históricos nas instituições públicas.
Relações de classe, raça e políticas públicas de expansão do Ensino Superior no Brasil (2003-2016)
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Nogueira, Priscilla Lemos
Sexo
Mulher
Orientador
Souza, Davisson Charles Cangussu de
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Guarulhos
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UNIFESP
Idioma
Português
Palavras chave
Expansão do Ensino Superior
Divisão de Classe
Relações Raciais
Democratização do Ensino Superior
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Guarulhos
Localidade
UNIFESP
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2003-2016
Localização Eletrônica
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