Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.
O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Paiva, Ricardo Alexandre
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1517-4115
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p107
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
16
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
107
Página Final
123
Idioma
Português
Palavras chave
Ícones urbanos e arquitetônicos
Turismo
Arquitetura
Intervenção urbana
Placemarketing
Resumo
Autor do Resumo
Paiva, Ricardo Alexandre
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
s/i
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622