A dissertação aborda aspectos da urbanização de São Paulo durante os anos 1920 a partir das revistas de variedades Ariel e A Cigarra. O trabalho relaciona o sucesso desse tipo de publicação com o crescimento abrupto da cidade, com a diversificação dos grupos sociais, com o desenvolvimento do comércio e da indústria de lazer, com o consumismo e com as novas formas de sociabilidade urbana. O trabalho aborda, ainda, os limites e os alcances do projeto liberal e civilizador das elites paulistanas, rastreando as representações publicitárias ligadas a ele e atuantes na organização da vida cotidiana. Deste modo, procuramos enriquecer a compreensão dos confrontos entre discursos ideológicos ou normativos e a inventividade da vida cotidiana, com a preocupação de verificar a viabilidade da construção das individualidades e das subjetividades nas metrópoles modernas.
A Cidade como Espetáculo: publicidade e vida urbana na São Paulo dos anos 20
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Lotito, Márcia Padilha
Sexo
Mulher
Orientador
Dias, Maria Odila Leite da Silva
Ano de Publicação
1997
Local da Publicação
São Paulo
Programa
História Social
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
urbanização
imagem
representação
meios de comunicação de massa
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1920
Localização Eletrônica
N/I