Mostrou-se que, do ponto de vista dos habitantes, há falhas nos processos de individualização de regiões que se reproduzem nas ações do governo sobre territórios e os transportes. Para isso analisou-se o conceito de região, sua evolução e técnicas da análise locacional para obter um arcabouço teórico que permite o desenvolvimento de propostas de hierarquização de localidades e estudo de relações entre cidades, regiões, habitantes, durante a aquisição ou fornecimento de bens, ou serviços. Os principais produtos dessa análise foram dois processos: um para a delimitação de regiões de relacionamento de cidades, através de informações obtidas por entrevistas a habitantes da região, e outro, para estimativa das distâncias que os habitantes percorreriam para comercialização de bens. A teoria da história foi usada para introduzir conceitos acerca da formação de relações nas regiões, dos pontos de vista do governo, e em separado dos habitantes. A teoria sobre o conhecimento foi usada para dirigir a argumentação utilizada. De outro lado, através de exemplos e discussão de seus fundamentos teóricos, são apresentados e refutados métodos de delimitação de região usados pelo governo.
Região, habitantes e transportes
Tipo de material
Livre Docência
Autor Principal
Felex, José Bernardes
Sexo
Homem
Ano de Publicação
1990
Local da Publicação
São Carlos
Programa
(N/I)
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
mobilidade
acessibilidade
regionalização
integração municipal
desenvolvimento desigual
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)