Stress de professores e estilos de lideranças em escolas públicas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Goulart Júnior, Edward
Sexo
Homem
Orientador
Lipp, Marilda Emmanuel Novaes
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
Campinas
Programa
Psicologia
Instituição
PUCCAMP
Página Inicial
1
Página Final
177
Idioma
Português
Palavras chave
Estudo de liderança
Stress
Stress organizacional
Professores
Resumo

Este estudo tem como principal objetivo identificar possível associação entre estilos de liderança nas escolas estaduais do ensino fundamental de 1ª a 4ª série, com a presença do stress nos professores desses estabelecimentos de ensino. Participaram dele 175 professores do ensino básico (PEB-I), da rede Estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A identificação da predominância do estilo de liderança nas escolas, que é percebida pelos docentes, foi obtida mediante questionário criado previamente pelo autor do estudo, com validação de juízes. Para constatação da presença do stress nos professores, fase e predominância de sintomas, utilizou-se como instrumento de aferição, o Inventário de Sintomas de Stress para Adulto de Lipp (ISSL). Embora não se caracterizando, por estudo estatístico, a associação direta entre estilo de liderança na escola e a presença do stress nos professores, a pesquisa revelou a presença do stress em 56,6% dos docentes participantes, sendo que desse grupo, a  maioria encontra-se na fase de resistência com predominância de sintomatologia de ordem psicológica. Utilizando-se de referenciais teóricos mais clássicos sobre o tema liderança, constatou-se que o estilo de gestão democrático predomina na totalidade das escolas estaduais pesquisadas. Constatou-se também que o comportamento dos alunos, inadequação de salários, número de alunos em sala de aula, ambiente físico da escola e excesso de trabalho configuram-se como principais fontes estressantes do contexto escolar, com influência significativa na presença do stress nos professores.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004