Este trabalho teve como objetivo geral estudar as manifestações dos saraus de literatura periférica paulistanos, em suas intersecções com a temática racial, visando verificar as relações que poderiam ser estabelecidas entre identidade negra e as articulações desse movimento. Partindo do pressuposto de que os saraus periféricos construiriam significados positivos para as identidades de negros e periféricos, fizemos: um levantamento bibliográfico, com vistas a construir um aporte teórico, bem como obter materiais publicados sobre e pelo movimento; uma pesquisa de inspiração etnográfica nos saraus paulistanos, baseada em observações sistemáticas, cujas informações foram organizadas em diários de campo; entrevistas semiestruturadas com 19 ativistas de três saraus periféricos – Palmarino, Elo da Corrente e Poesia na Brasa –, entrevistas com o autor e poeta Fuzzil e, com dois participantes dos saraus mencionados; e, por fim, foram feitas análises temáticas e triangulação das informações, para elencarmos as unidades de análise. Verificamos que os saraus se inserem numa arena de disputa de poder, onde pleiteiam-se significados. Por meio desse movimento, dá-se visibilidade aos corpos negros e audiência a discursos produzidos para dar vazão às angústias advindas do trânsito pelo não- lugar e ao anseio de ser sujeito em primeira pessoa. A literatura funciona, assim, como veículo para desvelar-se tópicos e elementos suprimidos, bem como para salientar outros sentidos cabíveis a objetos cujos significados atribuídos historicamente foram negativos. Os cabelos crespos, as origens quilombolas, a vinculação com a periferia etc. passam a ser ganhos simbólicos. Forjam-se referências artísticas, intelectuais e políticas orientadas para a contestação dos marcos de exclusão impostos às periferias e aos negros, bem como para a produção de discursos e representações pos itivas de forma endógena. Ao transformar em rimas as artimanhas do racismo, a crespitude dos cabelos, a rejeição em aderir aos padrões socialmente imputados aos negros e, as histórias e os anseios por superações, evidencia-se os protagonistas negros, representando- lhes como detentores e produtores de saber. Nesse contexto, literatura é arma e os poetas passam a produzi- la de maneira engajada com a causa racial. Concluímos, assim, que os dados de pesquisa suportam nossa hipótese. Apontamos a necessidade de estudos que: I) atentem-se para o papel das poetisas negras (minoria) no circuito poético periférico; e II) busquem identificar as diferenças e similaridades entre os movimentos poéticos contemporâneos de países de África e da diáspora negra.
Das margens, escritos negros: relações entre literatura periférica e identidade negra
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Santos, Elisabete Figueroa dos
Sexo
Mulher
Orientador
Scopinho, Rosemeire Aparecida
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Psicologia
Instituição
UFSCar
Página Final
247
Idioma
Português
Palavras chave
literatura periférica
identidade negra
representações sociais
ressignificação
conhecimento
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2015
Localização Eletrônica
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