Fundamentando-se nas questões sobre a mediação cultural, o jogo e a busca da construção de conhecimento sobre arte e Patrimônio, como também no percurso e experiência como professora de Arte, a presente pesquisa ampliou reflexões sobre a ludicidade na aula de arte, conectada com o Patrimônio Cultural. O trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogo de percurso na escola e em instituições culturais e desenvolve um jogo tendo a Aldeia de Carapicuíba como foco. O jogo em suas versões foi transformado também com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Prof. Manoel da Conceição Santos, no município de Carapicuíba. A pesquisa revelou como o jogo, o lúdico e o patrimônio cultural podem mediar conteúdos nas aulas de arte e como os alunos interagiram com o jogo especialmente criado, vivenciando-o como instrumento de conhecimento interdisciplinar.
LUDICIDADE E PATRIMÔNIO CULTURAL: JOGO DE PERCURSO COM FOCO NA ALDEIA DE CARAPICUÍBA/SP
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
ANA CAROLINA MOLITERNO FURTADO FELIX
Sexo
Mulher
Orientador
MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
São Paulo
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Página Inicial
1
Página Final
108
Idioma
Português
Palavras chave
arte
ludicidade
mediação cultural
patrimônio cultural; educação
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2015
Localização Eletrônica
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