Os Tesouros dos moradores de Rua e a Arte: Um diálogo possível.

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Pilan, Hânia Cecília
Sexo
Mulher
Orientador
Stori, Norberto
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
São Paulo
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Idioma
Português
Palavras chave
tesoura
arte
ready-made
Resumo

Esta dissertação tem como proposta estabelecer um diálogo entre os Tesouros dos Moradores de rua de São Paulo, neste início do século XXI com as formas elaboradas das Vanguardas do século XX, em particular o Dadaísmo e o Merz de Schwitters, partindo depois para a Arte Povera, Arte Conceitual, Performance, e passando pelos conceitos de colagem, que permearam as Artes Visuais do século XX e que persistem até nossos dias. Estudar o entorno destes artistas do século XX, seus procedimentos artísticos e, assim, fazer um paralelo com o entorno e os procedimentos que os Moradores de rua usam ao elaborarem seus “Tesouros”, ou mesmo ao se apropriarem de objetos, que ganham outros significados nos contextos destes Moradores, passando pois, de objetos jogados fora, para—OBJETOS—guardados e elevados a categoria de “Tesouros”. Para isto a pesquisa sobre as artes visuais, principalmente as Vanguardas do século XX foram essenciais para paralelamente forjarem o embasamento teórico para o diálogo com o objeto principal—a pesquisa dos “Tesouros”—Arte dos moradores de rua. A priori indicamos que não só as Vanguardas do século XX foram essenciais para este trabalho. Na verdade ele partiu de uma obra—que tem varado algumas gerações—e nos mostra A Necessidade da Arte, para qualquer ser humano..Palavras chave: Tesouros, Moradores de rua, Arte, Vanguarda, Ready-made, Dadaismo, Schwitters, Arte Povera e A Necessidade da Arte.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2006
Localização Eletrônica
(N/I)