Memórias do "Forno monumento" - Arte cerâmica imbricada à vida cotidiana

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gorini, Katia Correira
Sexo
Mulher
Orientador
Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Código de Publicação (DOI)
31001017089P9
Ano de Publicação
2010
Programa
Artes visuais
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Arte popular
Augustinha
Celeida Tostes
Cerâmica
Resumo

Investigo as transformações de Maria Augusta do Nascimento Silva como artista popular e ceramista, deflagradas a partir do encontro com a artista plástica Celeida Tostes. Fundamentada na abordagem das questões da arte popular urbana à luz do sistema cultural contemporâneo, analiso a geração de significados simbólicos e imagéticos imbricados a outras esferas da vida social que avançam sobre exclusivo campo artístico. Apresento fatores intermediários entre cultura popular e cultura erudita como dispositivo para a compreensão do lugar do imaginário das artistas, onde há possibilidade de localização dos conceitos de identidade, pertencimento, hibridação, memórias fragmentadas e fronteiras. Os processos de imigração do interior da Paraíba para o Rio de Janeiro fragmentaram as sólidas localizações e as referências sócioculturais de Augustinha. Sua nova condição de realidade exigiu, de forma consciente ou não, certas adequações à noção de pertencimento à cidade. A partir do encontro com Celeida Tostes, que proporcionou junto à comunidade do morro do Chapéu Mangueira a formação do Galpão de Artes - Oficina de Barro, Augustinha desenvolveu um trabalho não só como ceramista, mas também como personagem política ativa no morro. Para Celeida Tostes, implementar o projeto "Formação de Centros de Cerâmica Utilitária nas comunidades chamadas Favelas" teve como características resgatar e valorizar as raízes culturais e a mão de obra em desuso, respeitando os processos de integração cultural. A intermediação entre a arte e as relações sócio-culturais revelou indícios de sua experiência de vida e atuação política através de suas obras. Como reflexo, trouxe novas possibilidades artísticas rompendo os limites do uso da técnica da produção cerâmica como uma produção técnica artesanal. Isto é, serviu-se do barro e da cerâmica como expressão artística contemporânea, valorizando todo o processo de conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória diretamente envolvida com as questões que residem nas artes plásticas, educação a ação comunitária popular.

Autor do Resumo
Autor
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Morro do Chapéu Mangueira
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Século XX - Século XXI
Localização Eletrônica
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=197069