O artigo busca compreender a comercialização de souvenires na favela da Rocinha como objeto diretamente relacionado à experiência turística. A pesquisa se concentrou em responder três questões principais: 1) Como a produção desses objetos pode ser tida como estratégia de visibilidade e de reconhecimento, na medida em que seus produtores recorrem a estereótipos positivos acerca da favela? 2) Até que ponto as imagens que aparecem nos souvenires da Rocinha constroem ou reforçam identidades? 3) Por outro lado, não seria correto afirmar que esses artistas estão interessados em atender uma demanda turística, guiando-se apenas pela lógica do consumo? Para tanto, o trabalho de pesquisa se concentrou em analisar as imagens da favela e de seus moradores presentes nos souvenires ofertados aos turistas, bem como nos discursos dos produtores locais sobre essa materialidade. No caso estudo os souvenires são enfatizados não apenas pela importância turística em si, mas, principalmente, pela relevante experiência de construção de uma função social mediada por imagens, signos e símbolos.
As representações da favela e seus significados: o caso dos suvenires by Rocinha
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Nunes, Fernanda
Sexo
Mulher
Título do periódico
Turismo de experiência
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
São Paulo ^b Editora Senac São Paulo
Página Final
237
Idioma
Português
Palavras chave
Favela
Rocinha
Souvenires
Representação
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Rocinha
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2010