Uma ponte para a urbanidade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Holanda, Frederico Rosa Borges de
Sexo
Homem
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2001n5p59
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
N. 5
Ano de Publicação
2001
Idioma
Português
Palavras chave
Brasília
Centralidade
Segregação socioespacial
Urbanidade
Desenho urbano
Resumo

Este trabalho explora procedimentos analíticos quantitativos para caracterizar três tipos de atributos morfológicos da capital brasileira. Primeiro, o Plano Piloto não é central em face do sistema urbano maior ao qual de fato pertence e, contrariando os pressupostos colocados por Lúcio Costa no memorial do projeto de Brasília, ele já nasceu excêntrico. Segundo, trata-se de um sistema extremamente disperso, o que é caracterizado aqui por meio de duas medidas alternativas de compacidade. Terceiro, há uma fortíssima segregação socioespacial, caracterizada pelas fracas correlações obtidas entre localização de empregos, localização de habitações, e acessibilidade física: não apenas a grande maioria dos empregos também é excêntrica (pois mais de 70% deles estão no Plano Piloto), como a grande maioria dos moradores concentra-se nas partes mais segregadas da cidade. Ao final do trabalho, especula-se medidas que implicam maior urbanidade para a Capital Federal.

Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/65/49