Implicações da aceleração contemporânea na escala local: o caso do Estado de São Paulo

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva Neto, Manoel Lemes da
Sexo
Homem
Orientador
Santos, Milton
Ano de Publicação
1999
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Geografia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Globalização
Urbanização
Infraestruturas urbanas e regionais
Organização regional
Estado de São Paulo
Resumo

O objeto de estudo é a organização do espaço e busca conhecer as repercussões espaciais na escala local - urbana regional - do fenômeno de globalização. A hipótese central é que algumas unidades regionais herdadas de um passado recente estão se fragmentando e formando novas -regiões-. Podemos chamá-las de regiões científico-técnico-informacionais, sistemas locais projetados para funcionar como "máquinas", hardwares territoriais. A modernização seria a ideia motora dessas novas regionalizações. Desenvolvendo essa problemática, buscou-se compreender a matriz regional paulista a partir da formação dos municípios e do processo de constituição das regiões político-administrativas. No Estado de São Paulo, a aceleração contemporânea na escala local estaria interferindo nessa matriz historicamente formada pelas municipalidades e pela regionalização institucional. Como forma de conduzir a investigação de implicações como essas, contrapôs-se uma tendência recente de regionalização. No caso, a de um sistema de engenharia: a Hidrovia Tietê-Paraná. Buscou-se verificar se esse processo, que reúne um sistema de cidades, detém força de regionalização, é capaz de institucionalizar-se como região.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1990
Localização Eletrônica
https://dedalus.usp.br/F/SIPMFM63G147F7EAQDFQ1K4R12HM1PRVVF6HS17TE83GLC77X8-17336?func=direct&doc%5Fnumber=001065691&pds_handle=GUEST