O presente trabalho consiste num estudo psicanalítico de representações sociais de estudantes do ensino público do município de São Paulo sobre meninos de rua, possibilitado, no sentido metodológico, pela articulação da teoria dos campos com o uso de um procedimento apresentativo - expressivo, o Procedimento de Desenhos- Estórias com Tema. Em aplicação coletiva, o desenho de um moleque de rua foi proposto aos sujeitos, revelando um quadro bastante interessante no que tange às representações pesquisadas. O menor de rua é visto como uma pessoa desamparada, mal cuidada ou abandonada, carente de cuidados parentais, sociais e excluído da oportunidade de levar "uma vida comum". Diferentes grupos de "meninos de rua" são representados. O primeiro deles é constituído por aqueles que, apesar do abandono, seguem sendo "bons meninos", vítimas que buscam sobreviver. O segundo grupo é o dos rebeldes, inconformados e agressivos, que partem em busca de melhores condições de vida, apelando inclusive para a violência. O uso do método psicanalítico da teoria dos campos revelou, portanto, a presença dos seguintes campos ou inconscientes relativos: o campo das políticas públicas inadequadas que gera solidão e degradação com difícil luta pela sobrevivência; o campo do abandono e maus tratos que gera violência e desumanização; e o campo dos adolescentes vítimas de relações familiares conflituosas e que optam por sobreviver nas ruas, apesar das grandes dificuldades que encontram. Tais campos sugerem, claramente, o temor dos adolescentes de vir a ocupar o lugar do personagem, tornando-se um menino de rua socialmente excluído, o que pode ser considerado como expressão final e concreta de um já presente sentimento de "abandono social" que vivencia, atualmente, o sujeito coletivo estudado: jovem estudante do ensino público paulista, apesar de aparentemente possuírem uma situação familiar mais estável.
Meninos de rua e meninos de casa: representação social de adolescentes: um estudo sobre alteridade
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Minhoto, Marisa
Sexo
Mulher
Orientador
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
Ano de Publicação
2001
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
USP
Página Final
92
Idioma
Português
Palavras chave
Narrativas
Imagem
Subjetividade
Campos
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
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