Eficácia de procedimentos para maximizar senso de bem estar e competência parental a mulheres vitimizadas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Santini, Paolla Magioni
Sexo
Mulher
Orientador
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Psicologia
Instituição
UFSCar
Página Final
122
Idioma
Português
Palavras chave
violência doméstica
estilos parentais
avaliação de intervenção
Resumo

Vários estudos ilustraram que estilos parentais problemáticos são desenvolvidos pelo aprendizado do comportamento modelado pelos pais, e os que tiveram um histórico de agressão na infância tendem a continuar sofrendo dificuldades sociais, comportamentais e de saúde, assim como seus filhos. Assim, intervenções com os pais no sentido de orientá-los a educar seus filhos de maneira adequada seria uma estratégia a se tomar frente a essa problemática. O Projeto Parceria mescla componentes Psicoterapêuticos (Módulo 1) e Educacionais (Módulo 2) a mães com histórico de violência conjugal com o intuito de prevenir problemas de comportamento em seus filhos. O objetivo do presente estudo consistiu em comparar a eficácia de três procedimentos de intervenção, em termos das variáveis Bem-estar e Senso de Competência Parental: a) Módulo Psicoterapêutico seguido de Módulo Educacional; b) Módulo Educacional seguido de Módulo Psicoterapêutico; e c) Módulo Psicoterapêutico e Educacional apresentados simultaneamente. Participaram do estudo 9 mães com histórico de violência cujos filhos tinham idade entre 4 a 12 anos. Para a intervenção, foram utilizadas as Cartilhas do Projeto Parceria. Para a coleta de dados, a Entrevista com Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, na primeira sessão; os instrumentos: Inventário Beck de Depressão (Beck Depression Inventory BDI), Inventário de Potencial de Abuso Infantil (Child Abuse Potential Inventory CAP) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP), aplicados nos momentos pré-teste, pós-teste e follow up; a Ficha de Registro Diário de Bem-estar e Senso de Competência Parental, coletada semanalmente; e a Avaliação do Programa pelas participantes, no último encontro. O presente estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas da UFSCar. Selecionadas as participantes, foi aplicada a Entrevista a fim de formar três grupos de maneira homogênea, cada um contemplando um tipo de procedimento. Em seqüência, foram realizadas as fases de coleta de dados e intervenção, cujas sessões eram conduzidas individualmente. No total, o estudo envolveu 20 encontros realizados na Universidade. Utilizou-se como Delineamento da Pesquisa o Ensaio Clínico Não-randomizado Intragrupos de Séries Temporais. Os dados dos Inventários foram analisados por meio do Método JT, o qual avalia Significância Clínica e Mudança Positiva Confiável dos escores. Adicionalmente, os dados dos Registros Diários foram analisados por meio de gráficos de freqüência e as Avaliações das Participantes pela Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram índices mais positivos na maioria dos escores quando comparados os momentos pré-teste, pós-teste e follow up, sendo que o grupo com abordagem simultânea dos módulos concentrou melhores resultados. As avaliações de todas as participantes sobre ambos os módulos foram relatadas positivamente. O presente estudo alcançou o pretendido: comparou a eficácia de procedimentos de intervenção com mulheres vitimizadas, tendo indicado aquele que mescla ambos os módulos simultaneamente como sendo o mais eficaz. Além disso, foi observada total adesão das participantes, dado dificilmente encontrado em intervenções com mulheres desse perfil. Limitações desse estudo envolvem o controle da variável gravidade da violência sofrida pelas participantes, bem como a inclusão de outros informantes em medidas de coleta de dados. Conclui-se que o Projeto Parceria incorpore tal procedimento e seja replicado em outras instituições de apoio a mulheres vitimizadas, facilitando sua adoção como Política Pública.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Carlos
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2011
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6019