LENINE E A MÚSICA PREDATÓRIA BRASILEIRA: O CONCEITO DE ANTROPOFAGIA MUSICAL SÃO PAULO

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
SERGIO PAULO DE ANDRADE PEREIRA
Sexo
Homem
Ano de Publicação
2013
Local da Publicação
São Paulo
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Idioma
Português
Resumo

A música popular é um depositário de importantes informações a respeito da história cultural que revela aspectos dos meios social, econômico, político e artístico de um país. Mais especificamente no gênero popular da canção brasileira, encontramos passado e presente constantemente em seu entorno musical e poético, denotando continuidades e rupturas, tradições e modernidade tardia, o urbano e o rural, vozes jovens e adultas, a elite e as classes menos abastadas, enfim, pluralidades. Para entendermos todo esse processo, recorremos ao conceito de antropofagia, pois ele é de grande valia para a compreensão histórica das fusões entre elementos musicais e poéticos do cancioneiro nacional desde sua gênese. Para análise do termo na contemporaneidade, escolhemos o compositor, músico e produtor Lenine, e seu álbum Na Pressão, de 1999, que demonstra de forma prática e atual a antropofagia musical brasileira.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2013
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=670382