Fotografia: Consciência da Linguagem Casa da Fotografia de Diadema, Um Estudo de Caso

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Albuquerque, Maria Beatriz Ruegger de
Sexo
Mulher
Orientador
Rizolli, Marcos
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
linguagem fotográfica
semiótica
interdisciplinaridade
ensino de fotografia
políticas públicas
Resumo

Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência pedagógica interdisciplinar como transformadora das trajetórias individuais, tendo como modelo o curso de fotografia, realizado na Casa da Fotografia em Diadema, São Paulo, sob a ótica de teóricos da Educação, da Cultura e da Filosofia. O curso de fotografia foi uma das atividades do projeto cultural Cidadania se faz com Arte, financiado pelo poder público. Trata-se da estratégia pedagógica de se trabalhar com experiências e exemplos concretos, com o objetivo de ensinar fotografia como técnica e forma de expressão e linguagem visual. A análise tem como base a aplicação e comparação de conceitos do método pedagógico de Paulo Freire e de elementos fundamentais da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial o conceito de abdução.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010
Localização Eletrônica
https://dspace.mackenzie.br/items/d78354da-c5c4-4354-89a3-20d0d0eadfb4