Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Ricardo Stefanelli
Sexo
Homem
Ano de Publicação
2009
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
metodologia do ensino
educação musical
musica popular
Resumo

Este trabalho “Aprendizagem Cooperativa na Educação Musical Popular” – CLEMP tem como objetivo demonstrar conteúdos metodológicos em seus aspectos de interpretação e criação no ato de aprender cooperativamente através da integração de bandas de rock em sala de aula. Esta pesquisa procurou, através de depoimentos de professores, funcionários e alunos, documentar a história do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP – e a evolução do ensino de música, bem como analisar o crescimento e o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, de 13 a 16 anos, que, no ano de 2007, freqüentaram o primeiro ano do ensino médio nesta instituição. O referencial teórico utilizado serviu para apoiar os conceitos oriundos da psicologia escolar que derivaram de considerações em duas teorias educacionais: a da aprendizagem significativa de Ausubel e a sócio interacionista de Vygotsky. O procedimento metodológico investigado foi o da pesquisa qualitativa participativa, na qual foram selecionados três aspectos: o exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema; o descritivo, por caracterizar um grupo dos alunos e também por estabelecer uma relação de cada aluno com seu instrumento; e o explicativo, por identificar fatores que contribuíram para a melhoria do grupo musical de alunos. Este trabalho estabeleceu grandes elos entre os alunos que tinham experiência musical – alunos experientes – com os que não tinham – alunos inexperientes. Essa relação, conquistada por eles, trouxe momentos de alegria, prazer e aprendizagem com a própria cooperação, solidificando novas amizades e tornando o ambiente propício para interação de bandas de rock com suas produções e apresentações musicais.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2009