Este trabalho Aprendizagem Cooperativa na Educação Musical Popular CLEMP tem como objetivo demonstrar conteúdos metodológicos em seus aspectos de interpretação e criação no ato de aprender cooperativamente através da integração de bandas de rock em sala de aula. Esta pesquisa procurou, através de depoimentos de professores, funcionários e alunos, documentar a história do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP e a evolução do ensino de música, bem como analisar o crescimento e o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, de 13 a 16 anos, que, no ano de 2007, freqüentaram o primeiro ano do ensino médio nesta instituição. O referencial teórico utilizado serviu para apoiar os conceitos oriundos da psicologia escolar que derivaram de considerações em duas teorias educacionais: a da aprendizagem significativa de Ausubel e a sócio interacionista de Vygotsky. O procedimento metodológico investigado foi o da pesquisa qualitativa participativa, na qual foram selecionados três aspectos: o exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema; o descritivo, por caracterizar um grupo dos alunos e também por estabelecer uma relação de cada aluno com seu instrumento; e o explicativo, por identificar fatores que contribuíram para a melhoria do grupo musical de alunos. Este trabalho estabeleceu grandes elos entre os alunos que tinham experiência musical alunos experientes com os que não tinham alunos inexperientes. Essa relação, conquistada por eles, trouxe momentos de alegria, prazer e aprendizagem com a própria cooperação, solidificando novas amizades e tornando o ambiente propício para interação de bandas de rock com suas produções e apresentações musicais.
Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Ricardo Stefanelli
Sexo
Homem
Ano de Publicação
2009
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
metodologia do ensino
educação musical
musica popular
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2009