Este artigo se propõe a discutir os sentidos que são produzidos em relação à pobreza, à violência e ao trabalho. Considerando as condições sociais, econômicas, culturais e políticas de exclusão de onde vierem, procurou-se compreender como os sentidos produzidos interpelam meninos e meninas na construção das identidades de gênero, raça, classe social e sexo, nos espaços da casa, da rua, da escola e da comunidade. Para isso, foram realizados 6 grupos de discussão e 16 entrevistas individuais com meninos e meninas, entre 15 e 18 anos,de uma 5ª e uma 8ª do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Zona leste de Porto Alegre, de uma comunidade carente. A análise e compreensão desses sentidos foram construídos a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Produção de Sentidos, dentro do paradigma do Construcionosmo Social. A pobreza produz um sofrimento e, esses são aspectos que fazem parte da vida desses jovens. A violência é tratada com uma certa naturalidade, mas ao mesmo tempo com uma preocupação, além de ser localizada geograficamente. Já trabalho é usado como critério para identificar e caracterizar quem mora na favela, especificando, os que trabalham como pessoas honestas, e os que não trabalham como marginais ou bandidos.
Pobreza, Violência e Trabalho: a produção de sentidos de meninos e meninas de uma favela
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Título do periódico
Estudos de Psicologia,
Volume
v.8, n.1, jan./abr.
Ano de Publicação
2003
Local da Publicação
Natal
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Zona Leste - Porto Alegre
Cidade/Município
Porto Alegre
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul